Sugestões de leitura

“Nunca esgravatei a terra nem farejei ninhos, nem herborizei nem joguei 
pedras nos passarinhos. Mas os livros foram meus passarinhos e meus ninhos, 
meus animais domésticos, meu estábulo e meu campo… “
 (Sartre, 1978, p. 59).

Desenvolver o gosto pela leitura é uma preocupação constante de qualquer educador/professor.  Através da leitura a criança descobre o mundo, aprende, diverte-se e "estica" a imaginação.

A Biblioteca da nossa Escola está apetrechada de várias obras adequadas a cada faixa etária. No entanto, sei que, por vezes, as crianças gostam de ficar com o livro na sua estante. E há livros maravilhosos. Um livro poderá ser um presente perfeito!

Como a Educação Literária preconiza a leitura de algumas obras de referência ao longo de cada ano de escolaridade, deixo aqui a lista de obras de "Educação Literária" previstas para o 3º ano.



"A arca do Tesouro" - Alice Vieira

                                 "O senhor do seu nariz e outras histórias" - Álvaro Magalhães

                                                  "Trinta por uma linha"  - António Torrado

"Queres ouvir? Eu conto" - Irene Lisboa


"Robertices" - Luísa Dacosta

"Poemas da Mentira e da Verdade" Luísa Ducla Soares

"A cor das vogais" - Vergílio Alberto Vieira

"As fadas verdes" - Matilde Rosa Araújo

"Contos de Perrault"  - Perrault

"As aventuras de Pinóquio" - Carlo Collodi







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Avaliação Diagnóstica - Todos os anos de escolaridade

Adivinhas matemáticas